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Re: [androidbrasil-dev] Apenas Hobby ou Negócio Rentável?

Vou dar a minha humilde opinião fecal.


1 - Apps do iPhone vendem mais do que o Android.
Bom eu acho que o publico do iPhone tem uma classe mais elevada, primeiro é o próprio valor do aparelho, segundo para você baixar qualquer app já tem que ter uma conta no iTunes com o cartão internacional já vinculado (Ok, não tenho certeza disso). Logo 2 a 5 Reais para essas pessoas não fazem diferença nenhuma, Terceiro o próprio iTunes já é um filtro grande de apps vamos fizer fora dos padrões de beleza da Apple. Quarto um programador iOS já tem um uma visão fora do mundo quadradão do Windows, admito que o windows 7 já esta tentando mudar um pouco a cara. Resumindo tudo, a plataforma te da todo o suporte para desenvolver aplicativos visualmente atrativos. E querendo não o que pega os usuário de app é a visual inicialmente. 


2 - Referente a viver do Android.
Viver apenas de renda de compra de apps no market acho que hoje você só consegue se tiver um portfólio de apps seguindo 4 preceitos básicos, Visualmente atrativo, resolva o problema de várias pessoas, velocidade e valor. Isso vale também para jogos, pois quando um usuário abre um jogo o problema dele é que está entendiado ou com algum tempo livre e quer se divertir um pouco.
A forma mais rápida de começar a ganhar dinheiro é você aprender bem a tecnologia e procurar algum freelancer ou até mesmo um projetos grandes para desenvolver em android no setor privado. Eu mesmo já estou recebendo algumas propostas, mas por enquanto não queria me jogar de cabeça pois ainda não domino eu acho necessário para falar que sou um desenvolvedor Android e outra é que nenhuma ainda é financeiramente viável. 

Em 30 de janeiro de 2012 13:18, Thiago Lopes Rosa <thiago.rosa@gmail.com> escreveu:
Victor,

Eu tinha duas versões do Minesweeper 3D: Lite + Ads (4 campos) e Full (10 campos).
Depois mudei para duas versões: Ads (10 campos) e Premium (10 campos - sem ads).

Esta segunda combinacão foi bem melhor neste caso. Hoje em dia tem mais gente comprando a versão Premium do que gente comprando a versão Full naquela época. (note que o mercado cresceu bastante, o jogo melhorou, a versão ads tem mais downloads que antes, etc)

Fiz um teste com outra app também e ao invés de utilizar duas versões (Ads + Premium), resolvi fazer um in-app billing para remover as propagandas e virar Premium. Mas esta alternativa não está legal, ainda não entendi direito, mas aparentemente as pessoas não gostam muito do in-app billing e/ou muitas vendas vem diretamente do market ao invés de vir de dentro da app. (ainda estou estudando este caso)

Alguém mais pode compartilhar suas experiências pra gente entender melhor o mercado?




Thiago



2012/1/30 Victor Fugiwara <victorfugiwara@gmail.com>
Fala Thiago, vc poderia me responder uma dúvida?

Tenho uma app no market que tá como free e com propaganda, mas não rende quase nada de propaganda... pensei em fazer uma versão paga (uns 2 dólares) sem as propagandas, mas acabei desistindo por achar que ninguém compraria, já que tem a versão free...

Como vc disse que vale a pena fazer isso, queria saber se nas suas apps tem bastante gente que compra apesar de ter a versão free... vc chegou a ter a curiosidade (ou só eu que sou louco? hehehe) de fazer alguma estatística sobre  disso ?


2012/1/30 Thiago Lopes Rosa <thiago.rosa@gmail.com>
Olá,

Eu já tenho 10 apps no Market, do primeiro até o último, aprendi muito e sinto que os apps estão cada vez melhores (tecnicamente). 

Meu objetivo é cada vez aprender mais para quando eu tiver uma idéia realmente boa, conseguir executar de forma rápida e eficiente. Por isso também nunca utilizei frameworks "prontos" (andengine, cocos2d, rokon, etc).

Respondendo suas perguntas:
1) Acho que é possível viver disso, mas é pra poucos. (estou lonnnnge disso ainda)
2) Também acho possível desenvolver sozinho, mas é muito mais difícil.
3) Pelos meus testes, de forma geral vale mais a pena focar nas propagandas e ter uma versão paga sem propagandas.
4) O problema do iOS é a necessidade de um mac e um iphone pra desenvolver. =/

Quem quiser ver:



Thiago


2012/1/27 Erick Petrucelli <erickpetru@gmail.com>
Olá a todos,

Sabemos que o Android Market vem crescendo continuamente e ver pessoas comprando aplicações não é mais algo raro.
Vejo vários desenvolvedores que criam seus queridos apps e publicam com um preço pequeno, claro, senão ninguém compra.

Então gostaria de levantar a discussão: já é possível viver do desenvolvimento de aplicações para Android?

Caso se interessem, gostaria de ampliar a discussão também com outras questões, do tipo:
É possível obter rentabilidade como um desenvolvedor autônomo ou só mesmo empresas com vários desenvolvedores conseguem a façanha?
Vocês acreditam que para o público (muquirana) brasileiro é mais viável publicar aplicativos gratuitos com anúncios ou publicar como pago mesmo?
Focar apenas no Android não é rentável, então é absolutamente necessário desenvolver versões do aplicativo para outras plataformas, principalmente iOS?

Pois bem, espero ver muitas opiniões e visões sobre essas reflexões.
Obviamente não espero respostas totalmente concretas de ninguém, pois muito disso esbarra em questões filosóficas.

Mas acredito que será saudável os vários tipos de desenvolvedores daqui expressarem suas visões.
Abraços.



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Thiago Rosa




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Thiago Rosa

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