Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [androidbrasil-dev] Re: Appcelerator

Ok, vou reformular minha frase.



Esses frameworks são para projetos onde a qualidade de UI/UX do projeto não são prioridades. Ou projetos com um paradigma de interface diferenciado.

Projetos internos, coorporativos, etc fazem todo o sentido serem desenvolvidos em frameworks multiplataformas, para reduzir custos e manter apenas um code base.

Agora projetos destinados as lojas de aplicativos, onde o aplicativo é o próprio negócio, continuo não recomendando o uso desses frameworks, e inclusive mais de um app famoso fez a migração de titanium para nativo, visto que suas versões android estavam mal avaliadas na loja


Pois por mais que me digam que esses frameworks podem ter resultados bons, eu nunca vi sequer UM aplicativo feito com eles, com uma qualidade sequer próxima a aplicativos feitos nativamente.

Inclusive dois dos maiores cases do Titanium migraram para soluções nativas

Portanto, para desenvolvimento profissional, voltado às lojas de aplicativos, continuo recomendando, e desrecomendando 

Lúcio Maciel
luciofm@gmail.com


2012/5/24 Dirlei Dionísio <dirlei@gmail.com>
(em resposta ao Lúcio, Rodrigo e Edison)

Lúcio,

Posso te assegurar que eu e muitos dos meus colegas usamos Titanium por motivos que passam muito longe de preguiça ou despreocupação com qualidade. Muitos entre nós, inclusive, também trabalham com Java e/ou ObjC.

Você com certeza já sabe, mas vou aproveitar para lembrar aos menos experientes que não há uma solução definitiva para todo e qualquer cenário. Aparentemente para os cenários com os quais você lida, usar o SDK da Google para Android e o da Apple para iOS é uma solução apropriada. Para outros cenários, PhoneGap é apropriado. Para ainda outros, Corona. Para mais outros, Titanium. Se alguém escolhe uma ferramenta para um uso em que ela não é apropriada e o resultado é ruim, o problema é de quem escolheu e não da ferramenta. E se alguém escolhe uma ferramenta para um uso apropriado e o resultado é ruim, nem sempre o problema é da ferramenta. Exemplo disso é que temos zilhões de péssimas apps Android feitas com o SDK nativo, mas nós sabemos que o problema, normalmente, é dos desenvolvedores e não do SDK.

Rodrigo, 

Sobre qualidade visual, o que você disse pode se aplicar a frameworks web-based como PhoneGap, mas nunca ao Titanium. Apps feitas com Titanium *não são web-based*, são nativas. Confundir isso é muito comum entre os que não conhecem suficientemente o Titanium, como o autor dos artigos que você recomendou. Você deve ter notado pelos comentários que, após alguns esclarecimentos postados por um funcionário da Appcelerator,  ele mesmo reconheceu que não conhece o suficiente sobre Titanium.

Edison,

Tenho usado Titanium há quase 2 anos. Os prós e contras dependem do que você quer comparar com o Titanium. Em linhas gerais, há dois artigos que podem te ajudar:


Há um outro artigo (excelente, por sinal) para quem deseja uma comparação entre Titanium e PhoneGap: http://kevinwhinnery.com/post/22764624253/comparing-titanium-and-phonegap

E como o Oscar comentou, há um grupo de discussão nacional sobre Titanium, onde você pode pesquisar e questionar outros detalhes, se desejar: http://groups.google.com/group/titanium-mobile-br

Um abraço a todos,
@DirleiDionisio

Em quarta-feira, 23 de maio de 2012 19h02min39s UTC-3, Edison Bortolin escreveu:
Olá,

Alguém já usou o Appcelerator ? 


Sabe quais os prós e contras ?

[ ] 's

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário