Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [androidbrasil-dev] Novo jogo Pré-release - Quebra cabeça

Bom, não é questão de inventar a roda, na verdade meu processo de desenvolvimento é diferente, eu uso opengl diretamente pois eu estudo computação gráfica, é um assunto que eu me interesso.

Para mim não faz muito sentido usar engine pronta pois eu mesmo tenho a minha, e acho tão fácil usar uma engine quanto desenvolver uma, aliás desenvolvendo uma eu consigo um nível de especialização maior para os meus objetivos, o que em outras engines eu teria que dar voltas na minha eu já faço direto, com isso eu ganho performance, o APK fica menor, tenho mais flexibilidade, não crio dependências de licença de qualquer tipo, manutenção referente a releases deles, etc, tem muitas vantagens que me levam a não usar engines de alto nível. Apenas uso engines especializadas para problemas que eu não resolvo fácil (física e advertising).

Não tendo condição de usar opengl para renderizar diretamente, a solução melhor mesmo é usar uma engine daí eu não consigo recomendar uma ou outra pois eu nunca usei. Outra opção seria desenhar em canvas mesmo, assim você ainda fica livre de engine, porém não pode fazer 3D.





Em 30 de junho de 2012 01:24, Ricardo Gomes <chapzin@gmail.com> escreveu:
Porque já faço jogos em action script 3 pra publicidade interativa e tudo mais, agora material voltado para o android onde devo caminha não tem. Vi algumas coisas voltado diretamente pra unity 3D, corona SDK(deixa apk gigantesco) e outras de uso de java 2D mais trabalhar com java em 2D é mesma coisa que reinventar a roda gostaria de saber exatamente é se existe alguma coisa mais prática e menos problematica que esses que citei.

Em 30 de junho de 2012 01:18, Ricardo Gomes <chapzin@gmail.com> escreveu:

Bom o meu interesse mesmo é saber se usou alguma engine, se não usou você ta tratando diretamente no canvas ou o q?

Em 29 de junho de 2012 22:54, Fred Rischter <fredrischter@gmail.com> escreveu:

Em relação a programação, envolve uma noção de matemática de ensino médio, estruturas de dados, orientação a objetos avançada, concorrência, programação de baixo nível. Em relação ao 3D, primeiro uma base de geometria analítica e daí se aprofundar em opengl.

De qualquer forma o que conta mais na minha opinião é experiência, pois envolve vários outros assuntos, além da programação ser complexa e exigir essa base teórica, a produção é interdisciplinar envolve manipulação de imagens, escrever roteiros, então vai uma base boa de documentação, gerenciamento de projetos, inglês, etc.

Dá até pra começar a implementar algo seguindo um tutorial e ter algum resultado, porém sempre que precisar corrigir um bug, portar, fazer alguma mudança ou mesmo implementar algo diferente (por exemplo como desenhar a pista em um jogo de corrida 2d), é algo que um tutorial não tem, então você precisa aplicar os fundamentos que você terá em estruturas de dados, modelagem de classes e etc;

Sds,
Fred


Em 29 de junho de 2012 17:41, Ricardo Gomes <chapzin@gmail.com> escreveu:

Gostaria de saber onde posso encontrar material de estudo sobre desenvolvimento de jogos para android para jogos parecido com o seu

Em 18/06/2012 08:36, "Fred" <fredrischter@gmail.com> escreveu:

Pessoal, vai abaixo aí o link para o jogo que estou terminando de desenvolver

Quem testar me diz ae se rodou legal, se tem alguma coisa pra melhorar, etc.. vlw!

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fredrischter.tuttifrutti.free




--
Atenciosamente,
Ricardo Gomes
Fone: +55 84 9110-4714
Twitter: @NerdLinux
Blog: http://www.nerdlinux.blogspot.com


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário