Eu já pensei muito sobre isso pois sofri na pele os efeitos da desorganização, não do SUS pois tenho plano, mas mesmo assim, a comunicação entre hospitais, médicos, postos de saúde e clínicas é inexistente.
Sofri um acidente e depois de ficar muito tempo no hospital, saí e comecei a visitar médicos diferentes, e toda a vez tinha que explicar pro médico por tudo que passei, tudo que foi feito e afins. Se eu trocasse de especialista e escolhesse outro, perdia todo o histórico médico daquele profissional, era muito ruim. Pensei muito sobre um sistema integrado para isso, tanto para o histórico médico no sistema, quanto para receitas de medicamentos controlados e marcação de consultas, tanto para o SUS quanto para clínicas particulares. Que tal substituir as malditas receitas de papel, em duas vias, por uma receita online? Você chega na farmácia, mostra o CPF ou Identidade e o sistema mostra o medicamento e a quantidade do mesmo que você pode comprar. Simples e eficaz.
Os sistemas de diagnóstico por imagem, por exemplo, como Raio X, tomografias etc, são quase todos digitais, ou seja, você não sai mais com aquele Raio X enorme dentro de um envelope. Eles gravam num DVD ou pen drive. Imagina se qualquer médico pudesse acompanhar a evolução do tratamento apenas acessando o perfil online do paciente?
Gostei muito da iniciativa, e o uso deste banco de dados por empresas afim de pro atividade de empresas privadas foi uma boa sacada. Hoje em dia os planos entendem que é muito melhor prevenir do que remediar, muito mais barato e eficaz. Estão investindo bastante nisso.
Gostaria muito de desenrolar essa ideia?
É isso que eu penso sobre o assunto.
Grande abraço!
Renan Tiago Ceolin renantiago@gmail.com
Pessoal, gostaria de propor uma discussão diferente.--Com os rumores do iWatch, novo relógio inteligente da Apple, e do novo iOS com seu Healthbook, fica evidente que dados corporais serão coletados e usados de alguma forma.Isso tem seu lado bom e ruim, como sempre, mas o que estive pensando é em como esses dados serão tratados num mundo hiperconectado no qual vivemos.Há um tempo, tive uma matéria no ensino superior sobre metodologia de pesquisa e minha professora comentou sobre os princípios e necessidades do SUS.Basicamente, o SUS foi planejado para ser um sistema único, centralizado, rápido e preciso que pudesse otimizar os trabalhos na saúde. Infelizmente ele começou quando não havia tecnologia para suportá-lo e hoje é um plano sucateado que depende de toneladas de papéis e burocracia, que só permitem a roubalheira e desperdício de recursos que não são baratos.Nessas discussões foi comentado inclusive sobre a criação de um sistema nacional, que integrasse os hospitais públicos e privados, unidades de atendimento, laboratórios, farmácias e profissionais da saúde. Nesse cenário, imaginamos:
- Agendamento de consulta a partir de qualquer lugar: Casa, trabalho, postos de atendimento, via internet ou smartphone;
- Ao chegar ao médico, ele teria na tela nosso histórico médico completo. Neste caso somente profissionais autorizados poderiam ter acesso às informações, durante um atendimento como uma consulta, internação ou cirurgia. Laboratórios, farmácias e demais relacionados não teriam acesso, exceto com permissão direta e temporária;
- Você poderia ter seus exames e receitas escritos pelo médico, diretamente neste histórico integrado, e só ir até o laboratório/farmácia/hospital já com data marcada e tudo confirmado;
- Tratamento proativo por parte dos planos de saúde em parceria com as instituições de saúde, onde eles acompanhariam a saúde de seus clientes e poderiam "ligar pra saber se está tudo bem";
- Integração com IBGE (para estatísticas), planos de saúde e instituições de ensino, para fins de pesquisa e desenvolvimento, em que todos os dados seriam anônimos;
- Demais controles administrativos como orçamentos, despesas e lucros, etc.
Claro que chegamos à conclusão de que seria um projeto utópico, para 5 a 10 anos, onde seriam necessárias algumas leis e regulamentações, planos federais de investimento para fornecer o sistema base e algum marco regulatório para definir quais requisitos provedores de tecnologia deveriam atender.Gostaria de saber o que vocês pensam a respeito.
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.






0 comentários:
Postar um comentário