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Re: [androidbrasil-dev] Engine para Jogos

Ahhhh, agora eu entendi. :D
Geovani de Souza, só pra mão esticar muito nesse assunto e talvez incomodar a galera do grupo, eu só quis dizer mesmo que tem gente que cópia e cola(sem o objetivo de envolver inspirações e estudos ou ideias), mesmo com alguma segurança e acaba se aproveitando de algo feito por outros desenvolvedores.
"Muita gente" foi um modo de dizer, mas alguns poucos realmente fazem isso.


Em 30 de julho de 2014 08:57, Geovani de Souza <geovanisouza92@gmail.com> escreveu:
Laurindo, dizer que estão copiando código é um pouco forte.

Como já citaram e vc pode verificar por si mesmo com dex2jar e Java Decompiler é possível sim examinar o código ofuscado contido nos .apk, mas sem o arquivo de mapeamento gerado pelo Proguard é praticamente impossível entender o que o app faz...

Do contrário, acredito sim que há muitos e muitos apps "inspirados" em outros famosos. Como postei em um fórum de swift outro dia, a única forma de evitar 100% de cópias ou "inspirações" é nunca publicar app algum. Do contrário, temos que decidir se vamos ficar inventando maneiras mirabolantes e complicadas de "proteger" o fonte ou vamos focar em inovar e buscar diferenciais.

Um bom exemplo são os apps de mensagens: Messenger, Snapchat, WhatsApp, Viber, Skype, ICQ, Telegram, etc., etc., etc.... Todos eles são mais do mesmo, então, pq eu devo escolher um ou outro? No caso do Snapchat vc tem um diferencial que é a feature de "auto destruir" as mensagens, o WhatsApp inovou tentando substituir o SMS e apps como o Yo ou Hey! inovaram reinventando um velho conceito de "dar um toque"/chamada perdida.

Hoje vivemos um paradoxo da escolha: temos muitas opções, mas em geral são tão parecidas que ficamos em inércia tentando decidir e acabamos não decidindo nada. Não somente como consumidores, mas como desenvolvedores também. Já que o tópico é sobre engines de jogos, vamos pensar, quantas opções existem? Quais os diferenciais? Certamente existem algumas que são mais simples, outras com efeitos/possibilidades mais elaborados. Também não podemos dizer que o pessoal da Corona saiu copiado a Unreal ou a AndEngine "se inspirou" na UbiArt Framework.

Há semelhanças? Sim, há. Mas isso é pq os objetivos são os mesmos...

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Atenciosamente,

Daniel Laurindo
Programador
Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas
(85) 8605.9038

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