Tecnologia do Blogger.
RSS

[androidbrasil-dev] Re: Ajuda com layout

Geovani

Obrigado pelas dicas.

vou dar uma olhada nos topicos que vc sugeriu

Atenciosamente
Luiz

Em domingo, 28 de setembro de 2014 13h23min16s UTC-3, Geovani **Leia a documentação oficial** de Souza escreveu:
Rafael, uma dica: Imagino que vc esteja se baseando em uma aplicação feita em Delphi, certo? Nesse caso: Android não é Delphi.

A forma de trabalhar é diferente. Vamos lá:

No caso dos dados, a melhor forma é isolá-los atrás de um ContentProvider, não só os dados relacionais (db), mas arquivos, chaves-valor, API Rest, inclusive. Ele seria o equivalente a um DataModule. O Cursor é equivalente ao DataSet, e os Adapters são equivalmentes ao DataSource.

Pra facilitar a criação dele, recomendo o Schematic, que é uma mão na roda.

Seguindo essa lógica, sua ListView (que é equivalmente a uma Grid) recebe um Adapter (DataSource) que abstrai o conteúdo do Cursor (DataSet) e cria suas Views.

Sobre o acesso, se vc optar por usar o ContentProvider, o acesso é feito dentro dos Fragments. Desde que eles foram criados no Android 3.0, as Activities passaram a ter apenas a responsabilidade de ser um "palco". Além disso, vale a pena colocar nelas apenas controles mais "globais", como NavigationDrawer, ViewPager (com tabs) e o conteúdo pra comunicar um Fragment com outro.

Quanto aos seus botões de avançar e voltar: Não há a menor necessidade disso. Caso vc realmente queira dar uma facilidade para o usuário de trocar de itens, sem sair da Activity de detalhe, utilize um Swipe pra "deslizar" de um item para outro.

A forma de navegar no conteúdo do Android é outra: Vc lista o conteúdo, o usuário pode utilizar uma Action (na ActionBar) pra adicionar novos itens, e tocar em um pra editar. Mas vale lembrar que na listagem, só a informação mais essencial é necessária. Vc pode fazer um resumo nela (suponho que seu app seja de pedidos/itens de pedido, logo o "subtotal" ficaria na listagem).

Partindo desses conceitos, vc pode ter o seguinte:

# Para Smartphones:
- Duas Activities: Uma lista e uma detalhe;
- Dois Fragments: Uma lista e um "Form" pra editar o conteúdo;

# Para Tablets:
- Uma Activity com os dois fragments, lado a lado.

Na Lista, vc carrega o conteúdo do Content Provider;
Quando o usuário toca na action "adicionar", ele é levado para a activity de detalhe, com um formulário em branco. Se ele tocar em um item da lista, ele é levado para o mesmo formulário, mas ele vem preenchido com os dados do item. No caso do tablet, não existe essa navegação para outra activity, a Activity principal deve atualizar o fragment de detalhe (Na documentação têm isso bem explicado, e o Android Studio/ADT já têm um template Master/Detail prontinho ;)).

Pra saber se o Fragment/Form de edição deve criar ou atualizar o conteúdo, vc passa um argumento (via Activity Extra e Fragment Arg);

Pra salvar uma única Action (no caso de smartphones) ou um botão (no caso de tablets) já resolve. Pra cancelar, basta um toque no "Voltar".

Claro que essas ideias são a forma que eu faria. Vc pode acessar o banco diretamente, ficar criando interfaces mais elaboradas e navegar entre os itens da forma que quiser :D

Espero que isso te ajude.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário