Primeiramente, obrigado pela resposta Vitor,
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 9:44:35 UTC-2, BGA escreveu:
-- Sei que parece besteira, mas se analisarmos melhor a arquitetura de app's que dependem de informações de um Web Service faz sentido ter um armazenamento local, visto que o app se tornaria inutilizável caso não estivesse conectado com a internet. Devido a isso que tive dúvidas, num dos livros que li ( http://novatec.com.br/livros/progandroid2ed/ ) existe um capíulo que mostra como usar a interface do content Provider para recuperar dados locais e realizar assincronamente chamadas a WS. Assim, a UI já recebe dados locais, o usuário já pode interagir com a aplicação, e quando chegar dados da rede, a UI é atualizada. No momento que os dados são recebido da rede, os dados antigos são excluídos e o banco de dados é atualizado com novas informações(o que na minha humilde opinião, parece uma arquitetura inteligente).
Contudo no outro livro, o autor fala que não tem necessidade de utilizar o Content Provider se não para compartilhar dados.
Acredito que o uso de uma interface de provedor de conteúdo abstraia a implementação de onde os dados são armazenado (logo, qualquer alteração referente à fonte de dados, só atingiria o Content provider). Mas não sei se minha análise está correta.
De toda forma, agradeço sua consideração, vou analisar as implementações e os prós e contras de cada um.
Obrigado!
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 9:44:35 UTC-2, BGA escreveu:
Usar Content Provider apenas como um cache interno da app é overkill. Dá pra fazer isso? Dá. Mas é que nem usar um canhão pra matar uma mosca.Em Mon Dec 15 2014 at 9:32:24 AM, Victor Pinto <ovicto...@gmail.com> escreveu:Renato,Eu só uso Content Provider se precisar compartilhar com outras aplicações.
Em sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 10h25min11s UTC-2, Renato montanher escreveu:--Olá,Sou novo na programação android, devido a isso, consulto diversos materiais para conseguir solidificar conceitos. Contudo, encontrei certa divergência sobre explicações da utilização do uso de Content providers. Acontece que, meu app consulta dados de um WS porém quero implementar um sistema de cache para o usuário poder interagir com a aplicação, mesmo estando offline. Num dos livros que li, diz que o uso de content provider oferece mais uma camada para abstrair o manejo do banco de dado de forma que a Visão e o Controlador não tenha que tratar disso (no caso, posso implementar que ele devolva imediatamente os dados locais para o usuário, e logo em seguida acessa a rede para buscar dados atualizados). OK, faz todo o sentido. Contudo, outro livro diz que se não é necessário ter um Content Provider se não tenho como objetivo disponibilizar meus dados com outros app/processos (o que é o caso). Então eis a dúvida: Só é útil implementar um Content Provider quando quero disponibilizar meus dados com demais app's ou ele também é recomendado para encapsular o acesso aos dados (substituindo o padrão DAO, por exemplo) independente de disponibilizar ou não esses dados?não sei se consegui ser claro, mas de toda forma agradeço o espaço para perguntas
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-...@googlegroups.com .
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout .
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.






0 comentários:
Postar um comentário