Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [androidbrasil-dev] Re: Dúvida Uso Content Provider

agradeco a resposta!!! 
vou pesquisar sobre SyncAdapter também!!!!!
vlw

Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2014 5:10:42 UTC-2, Douglas Drumond escreveu:
Pegando o gancho na resposta do Júlio, no caso do SyncAdapter, um ContentProvider é necessário, mas pode usar um stub se estiver acessando o banco de outra forma.

On Tue Dec 16 2014 at 17:26:35 Bugs_Bunny <julioc...@gmail.com> wrote:
Utilizo ContentProvider em 100% dos meus acessos ao banco.
ContentProvider e CursorLoader são tecnologias padrões no Android para carregamento assíncrono de dados do banco. Se seu app não vai compartilhar informações com outros deixe ele declarado como privado e utilize CursorAdapter para seus adapters.

Tente otimizar sua api para retornar somente os dados modificados a partir de um dado timestamp e diminua o número de operações no banco, também utilize transaction onde possível e bulkInsert.

Claro que vc não é obrigado a utilizar o ContentProvider, mas eu considero uma boa prática já que você como dev android em algum momento vai precisar de algo assim.
Como por exemplo para fazer um SyncAdapter...assim vc salva local quando estiver sem internet e depois sincroniza os dados...provavelmente o facebook uso algo assim.


Em terça-feira, 16 de dezembro de 2014 11h14min49s UTC-2, Renato montanher escreveu:
Obrigado pela resposta, 
       Contudo tenho outra pergunta, quando tenho um aplicativo que utiliza um Web Service para carregar dados devo fazer um sistema de Cache para armazenar alguns dados pra quando o dispositivo não estiver conectado? O app do Facebook tem esse recurso, consigo ver o feed antigo (logo existe interação com o app mesmo que off line), posso curtir, e tudo mais, e essa informação só é enviada quando a rede volta. No livro que li, é pregado que utilize o Content provider para abstrair quando devo pegar dados locais ou da rede, de tal forma que as outras camadas não tenham a necessidade de implementar e decidir quando e qual fonte requisitar (local ou rede).
De toda forma, agradeço pela sua resposta novamente!!

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 9:32:21 UTC-2, Victor Pinto escreveu:
Renato,
   Eu só uso Content Provider se precisar compartilhar com outras aplicações. 

Em sexta-feira, 12 de dezembro de 2014 10h25min11s UTC-2, Renato montanher escreveu:
Olá, 

Sou novo na programação android, devido a isso, consulto diversos materiais para conseguir solidificar conceitos. Contudo, encontrei certa divergência sobre explicações da utilização do uso de Content providers. Acontece que, meu app consulta dados de um WS porém quero implementar um sistema de cache para o usuário poder interagir com a aplicação, mesmo estando offline. Num dos livros que li, diz que o uso de content provider oferece mais uma camada para abstrair o manejo do banco de dado de forma que a Visão e o Controlador não tenha que tratar disso (no caso, posso implementar que ele devolva imediatamente os dados locais para o usuário, e logo em seguida acessa a rede para buscar dados atualizados). OK, faz todo o sentido. Contudo, outro livro diz que se não é necessário ter um Content Provider se não tenho como objetivo disponibilizar meus dados com outros app/processos (o que é o caso). Então eis a dúvida: Só é útil implementar um Content Provider quando quero disponibilizar meus dados com demais app's ou ele também é recomendado para encapsular o acesso aos dados (substituindo o padrão DAO, por exemplo) independente de disponibilizar ou não esses dados?

não sei se consegui ser claro, mas de toda forma agradeço o espaço para perguntas


--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-...@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário