Tecnologia do Blogger.
RSS

Re: [androidbrasil-dev] Avaliação de Desafio Mobile

Fala, Rodrigo.

Infelizmente não terei tempo de revisar teu código, mas vou deixar meu pitaco assim como fez o amigo André, de quem concordo em alguns pontos e discordo em outros. Espero que ajude a você e aos amigos que nos acompanham.

Eu já participei de alguns testes como esse e já avaliei alguns outros. Baseado na minha experiência, minhas dicas são:

1) Siga os requisitos à risca! Não importa quão bem você programe, se não conseguir entregar o que foi pedido, nada feito.
2) Use a arquitetura ideal para o tamanho do objeto proposto. Se é um projeto simples, use uma arquitetura simples.
3) Vá pelos caminhos que você já conhece. Melhor uma implementação boa de uma biblioteca antiga, do que uma implementação mais ou menos da biblioteca "da vez".

Resumidamente: eles vão avaliar o que você entregar. Então vá direto ao ponto e entregue aquilo no que você é bom.

Esse certamente não é o último passo do processo seletivo e você provavelmente terá uma entrevista técnica onde você vai poder falar das trocentas outras bibliotecas que você conhece mas não usou no projeto teste porque não havia necessidade delas.

Essa é uma fase eliminatória para tirar as pessoas que não estão realmente interessadas na vaga (e não colocam tempo suficiente pra executar o projeto) ou que realmente estão caindo de paraquedas (nunca programou Android e tá procurando um trabalho para aprender).

Abraço,

On Thu, Aug 16, 2018 at 7:18 AM André Dina <andrepd@gmail.com> wrote:
Cara, eu acho muito relativo isso. Depende muito da empresa, de quem ta avaliando e dá expectativa.
Quando comecei a trabalhar com Android já passei nesse tipo de teste com um app que hoje teria vergonha de mostrar e recentemente, depois de vários anos de experiência, fazendo um app seguindo todas melhores práticas/tecnologias do mercado não passei.

O que eu tento fazer é sempre melhorar algo em relação ao projeto anterior. Se você fizer só o feijão com arroz vc não vai se destacar. Nosso mercado evolui muito rápido então sempre tem algo novo que você pode colocar. Você vai gastar um tempo a mais estudando algo novo e com certeza é mais arriscado mas se você não passar pelo menos aprendeu algo novo. Recentemente passei num teste onde tinha que desenvolver um serviço. Confesso que não gostei muito do resultado, até pq não tive muito tempo, mas uma das coisas que chamou atenção do entrevistador foi eu ter usado uma linguagem fora do comum. Só pra citar um exemplo... 
 
Sobre o seu projeto especificamente. Só dei uma olhada por cima mas a primeira coisa que me chamou a atenção foi a falta de testes. Item que está explícito nos requisitos do projeto. Testes são fundamentais, eu procuro fazer mesmo que não estejam nos requisitos pois é uma boa prática. Faça sempre pelo menos os testes unitários.

Um outro ponto que daria mais atenção seria a arquitetura. Estude as opções, saiba os prós e contras de cada uma e saiba defender sua escolha. Pra mim uma boa arquitetura é o que mais mostra o nível de experiência de um desenvolvedor.

E uma última dica que daria seria a linguagem. Talvez você tem mais segurança usando Java mas num teste desse tipo eu nem consideraria Java. Todos novos projetos que faço são em kotlin e com certeza daria mais valor pra um teste em kotlin.

Essa é só minha opinião. Espero que possa ser útil.

Abraços,
André Dina

Em qua, 15 de ago de 2018 19:10, Rodrigo Amora <rodrigo.amora.freitas@gmail.com> escreveu:
Me deram 1 semana mais ou menos e fiz em 2 dias e meio.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Android Brasil - Dev" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to androidbrasil-dev+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário